Produtos de Madeira


Apesar de não existir uma Idade da  Madeira, como há da Pedra ou dos Metais, era com todo o mérito que se tivesse de alguma forma distinguido a matéria-prima que mais cedo o homem, e mesmo os hominídeos devem ter usado para encetar a evolução de artefactos que lhe melhoraram vida e o deixaram evoluir. O primeiro serviço que a madeira prestou aos ancestrais humanos foi o lugar para se acolher, já que é vulgarmente aceite que  antes de dominar a terra os pré-homens se acoitavam nas árvores. Depois não é difícil de imaginar que a primeira “ferramenta/arma” que qualquer deles empunhou seria um pedaço de ramo com um feitio natural que lhe dava garantia de ser eficaz. Daí para a frente a madeira não mais parou de ser uma fiel matéria-prima para os mais variados utensílios e usos. Senão vejamos, sem nos esforçarmos por ser exaustivos, alguns artigos que foram ao longo dos milénios executados em madeira: Ferramentas, armas, estruturas de tendas, portas, pontes, canoas, barcos, casas, jogos, fortalezas, igrejas, instrumentos musicais, reservatórios, adornos, vestuário, iconografia, papel e não poderemos nunca esquecer o combustível que, desde que foi descoberto o fogo, serviu para aquecimento, luz e confecção de refeições.



Poder-se-ia pensar que hoje em dia, com a descoberta de tantos outros materiais, e ao mesmo tempo com o aumento exponencial de ferramentas e tecnologias, que a madeira perderia o seu papel, mas na realidade não é isso que se verifica. A madeira é usada todos os dias por milhares de milhões de pessoas numa das funções descritas ou noutra, na forma de madeira dita estruturada (como é cortada do tronco da árvore) ou recorrendo a materiais com a madeira como matéria-prima, mas com alteração tecnológica, tais como os contraplacados, os aglomerados, os lamelados, etc. E não se pense que só se usa madeira quando se pensa em produtos de pouco valor, antes pelo contrário, parece que cada vez mais, talvez mesmo pela escassez de algumas madeiras e das suas características por vezes inigualáveis, é usada em muitos  fins de nobreza extrema, p e.: soalhos, revestimentos, mobiliário, instrumentos musicais, interiores de carros, iates, jóias, etc.

 

A ENGIMAD, Lda pode oferecer uma gama variada de produtos, de origens diversas mas com um denominador comum que é a qualidade.

 

Carregando nos botões da página inicial acederá a uma página com as famílias de produtos e dentro desta pode fazer a sua consulta, a que tão rapidamente quanto possível, teremos o maior prazer em responder.