Visitas de Estudo

Uma das actividades a que a ENGIMAD, Lda, dentro da área da Educação Ambiental, mais vai aposta é nas Visitas de Estudo. Antes de mais deseja reciclar o que tradicionalmente se designava por Visita de estudo: uns miúdos a passearem de autocarro para visitarem uns lugares de que no regresso já não se lembram.

Propomo-nos a organizar  saídas de estudo em que os vários saberes vão interagir e os jovens têm parte activa no projecto, seja na procura, na análise, colocação de hipóteses de resolução e mesmo na obtenção de conclusões, sem esquecer o debate de ideia, a troca de argumentos e o treino da capacidade de evoluir na dialéctica.

Para isso desenvolvemos 9 produtos. Três para cada ciclo do Ensino Básico. Baseados nos programas do grupo de disciplinas de Ciências da Natureza os jovens vão partir à conquista desta para, dialogando com ela, aprenderem tudo o que poderem e colocar e confrontar com a vivência no local os conhecimentos antes adquiridos. Cada uma delas, em cada ciclo, foi estruturada para uma determinada época do ano, para que se possa tirar o maior proveito da Natureza.

 

As saídas estão projectadas para durarem um dia, podendo fazer-se adequação aos horários de alunos e professores.

Nas saídas é usado material de observação da fauna de alta qualidade que pode ser usado, sob supervisão, pelos jovens, assim como bibliografia (guias de campo, monografias, etc) e ainda cartografia da região que os jovens podem consultar e manusear.

 

Está pensado para cada saída um momento de debate, num “anfiteatro” natural onde jovens, professores e monitores dirão de sua justiça sobre o tema escolhido.

 

Antes de cada saída será realizada uma reunião com os professores que acompanharão a saída, de forma a que se possa tirar o máximo proveito dos percursos, do tema do debate e de conteúdos específicos a abordar durante a actividade.

 

Se necessitar de esclarecer qualquer dúvida ou apresentar um pedido específico de visita que desejava fazer, não hesite em nos consultar.