Palestras

                                                                                                                       

As palestras que se encontram estruturadas neste momento para poderem ser promovidas pela ENGIMAD, Lda abordam dois temas, dos muitos que podiam ser invocados em Educação ambiental. Escolhemos, de momento, estes dois porque nos pareceu serem suficientemente abrangentes e por isso darem aso a que com eles se tocasse em quase todos os assuntos em discussão, no mundo de hoje preocupado com o seu futuro e o dos seus descendentes, uma delas é subordinada ao tema:

 

 

"Aves de Rapina: Seres Vivos de excelência"


 

Com ela pretende-se dar a conhecer melhor a ordem dos Falconiformes (Abutres, águias e Falcões).

Ao mesmo tempo que se apresentam as características que definem esta Ordem chamaremos à atenção para o seu ciclo de vida e toda a interacção que têm com os ecossistemas em que vivem.

Falar-se-á de aves em perigo de extinção. De casos desesperados e de casos de sucesso, alertando para o papel que o homem teve (e tem) no empobrecimento dos efectivos de muitas espécies, mas também na capacidade que exibe em (recorrendo aos conhecimentos científicos) mudar o rumo do quase inevitável.

Esta palestra destina-se essencialmente a alunos do 3º ciclo, mas pode ser igualmente interessante para adultos que procurem uma ocupação de tempos livres na Natureza, que beneficia esta e promove a actividade física e intelectual de forma equilibrada de quem a pratica (óptima para “jovens” da 3ª idade). A duração da Palestra que é teórico/prática é de cerca de duas horas e inclui debate com a assistência.

 

Folheto da última Palestra sobre Aves de Rapina -

 

 

 

A outra:

 

“Água Potável: Um bem precioso”

 

O objectivo desta Palestra é o de chamar à atenção de todos para o precioso liquido que é a água potável e para a necessidade que o ser humano tem desta.

Aborda-se a água como composto químico e dar-se-á conta das suas características fantásticas. Alertar-se para o estado actual da água em todo o mundo e para as atrocidades que todos os dias se cometem contra as reservas que o homem tem à sua guarda como garante da subsistência da espécie. Deixar-se uma parte substancial do tempo para com a assistência debater o tema e aproveitasse o ensejo para promover hábitos saudáveis e sustentáveis de consumo de água (devidamente enquadrado com o público a que se destinar).

Esta palestra que terá uma duração previsível de duas horas, destinasse a um público diversificado. Desde  o 1º ciclo do ensino básico até à população adulta.

 

 

Qualquer das Palestras é para ser desenvolvida em ambiente de sala (as dimensões não são muito importantes). São essencialmente expositivas, mas com interacção frequente com a assistência.

 

Para saber mais aconselhamos a leitura das brochuras respectivas ou que nos consultem através dos meios colocados à disposição nos contactos.